Matéria Vogue – 07 de março de 2024
Na coluna Vogue Wellness, a jornalista Lu Angelo publicou a matéria sobre as duas novas marcas que trouxemos para o Brasl.
Novidade no mercado de bem-estar sexual: duas grandes grifes internacionais desembarcam neste mês nas gôndolas e prometem mais opções e tecnologias para as consumidoras brasileiras
Não é de hoje que o mercado erótico no Brasil cresce e atrai olhares de fora. Aos poucos, este setor expande tanto com produtos nacionais quanto importados. E, neste mês, chegam por aqui, para seduzir a clientela brasileira, duas gigantes internacionais: a Dame e a Platanomelón. Com lançamento oficial no dia 8 de março, durante a 10ª edição a Íntimi Expo, a maior feira de negócios do Mercado Sensual da América Latina, ambas as marcas serão trazidas pela importadora Himerus, que já acumula em seu portfolio as grifes Lelo, Lovely Planet e Feel.
“Para nós, faz sentido trabalhar apenas com marcas que tenham foco na educação, na quebra de tabus, que gerem conteúdos e pesquisas, que apoiem a normalização da sexualidade, do bem-estar íntimo e, claro, que possuam produtos incríveis e inovadores, com alta tecnologia, seguros, que respeitem a diversidade de corpos e de desejos. Nossos olhos brilham, sobretudo, com marcas que foram fundadas e/ou lideradas por mulheres e que já tenham um posicionamento, que sejam conhecidas em seus países de origem”, explica à Vogue Andreia Paro, empresária, sexóloga, sócia e CEO da Himerus.
A novaiorquina Dame foi fundada em 2014 por duas mulheres, a educadora em sexualidade Alexandra Fine e a engenheira do MIT Janet Lieberman. Elas conseguiram o maior crowdfunding para desenvolver um brinquedo sexual na história, o resultado foi o primeiro produto lançado: o Eva, um vibrador clitoriano vestível, que deixa as mãos livres e pode ser usado em casal. Em 2019, a Dame processou o metrô de Nova York por discriminação na publicidade quando foi proibida de anunciar nas plataformas e chamou a atenção da imprensa internacional, com veículos como New York Times, The Today Show, Vice, Forbes, entre outros, noticiando a situação. Em 2021, venceram o sistema de metrô da cidade e uma campanha massiva foi ao ar nas estações, um grande passo paramudar os paradigmas e preconceitos em relação ao bem-estar sexual. Hoje, em sua cartela de produtos, a Dame possui oito vibradores (cinco modelos estarão à venda no Brasil); além de um travesseiro versátil para o momento do sexo (para auxiliar nas posições); um jogo de dados para brincadeiras eróticas; velas de massagem; suplemento para auxiliar a libido; lubrificante de aloe vera à base d’água; sérum estimulante plant-based que hidrata; aumenta a circulação local e é antimicrobiano; óleo de massagem corporal; e lenços umedecidos. Além dos Estados Unidos e o Brasil, a Dame também está presente no Canadá, México, Austrália, Panamá, Inglaterra, entre outros 20 países. “Acreditamos que os brasileiros estão abertos a novos produtos de bem-estar sexual, e não apenas a brinquedos sexuais, mas a outros produtos de saúde sexual que auxiliam na jornada de cada indivíduo”, explica Joe Vela, Diretor de Vendas para as Américas da Dame.
Já a Platanomelón é a primeira marca de brinquedos eróticos DVNB (Marca Digital Vertical Nativa), ou seja, uma empresa que nasceu no meio digital e se relaciona diretamente com o consumidor final. Nascida na Espanha, especificamente em Barcelona, ela é liderada por Anna Boldú e foi fundada em 2014. A marca nasceu para mudar a forma como a sociedade percebe e fala sobre sexualidade, desafiando normas, quebrando estigmas e abrindo caminho para o bem-estar sexual de todos. Como resultado, a Platanomelón tornou-se uma comunidade de mais de 5 milhões de pessoas, e lidera o setor do bem-estar íntimo no mundo de língua espanhola. A marca possui mais de 80 produtos em sua linha, divididos em: sucção de clitóris, vibradores de clitóris, vibradores rabbits, vibradores vaginais, coleção básica (bullets, mini wand, etc.), vibradores para casais, vibradores para pênis, produtos para anal/próstata e a linha de cosméticos, que inclui lubrificantes à base d’água, lubrificante específico para ânus, relaxante anal, lubrificante excitante com efeito quente e gelado, lubrificante de Cannabis, estimulantes orgásmicos, sensoriais, vibrador líquido, entre outros. A marca, presente em mais de 15 países, é líder na Espanha e México. Atualmente, a Platanomelón também está Portugal, bem como em outros países europeus. E, agora, presente também no Brasil. “Nossas expectativas são as melhores e estão alinhadas ao propósito da nossa marca: normalizar a sexualidade e trazer felicidade a este mundo”, conta Anna Boldú, fundadora da Platanomelón.